O aço inox, ou aço inoxidável é composto por uma liga de ferro e cromo, com outros elementos como: o níquel e o molibdênio. Este material caracteriza-se por sua notória capacidade anti-corrosiva, é um material soldável, apresenta resistência mecânica adequada, facilidade de limpeza e um baixo custo de manutenção.
Devido a essas boas propriedades, o aço inox acaba atraindo uma grande demanda em diversos setores, como: grandes eletrodomésticos, peças para veículos automotores, revestimento de fachadas na construção civil, indústria alimentícia, dentre outros.
O aço inox pode ser classificado como: austeníticos, ferríticos e martensíticos. Os austentíticos são formados por ligas de ferro, cromo e níquel. São não magnéticos, possuem uma alta resistência à corrosão e têm uma alta durabilidade. Podem ser utilizados para aplicações em baixas e altas temperaturas devido a sua resistência à oxidação e amolecimento em altas temperaturas. Também são soldáveis por diversos processos. Os ferríticos são formados por ligas de ferro e cromo, apenas. São magnéticos, soldáveis, podem ser furados, cortados e dobrados e também apresentam uma elevada resistência a corrosão. O último grupo, dos martensíticos, são formados por ligas de ferro e cromo, e com um teor de carbono maior do que os ferríticos. Também são magnéticos, porém apresenta complicações no processo de soldagem e sua resistência diminui com o aumento da quantidade de elementos como: carbono, enxofre e fósforo.
O aço inox acaba se diferenciando dos aços comuns, por apresentar em sua composição química um mínimo de 10,5% de cromo. O cromo age no aço formando uma camada protetora fina, denominada camada passiva. Com isso protege o aço de uma eventual corrosão ou oxidação, em diversos ambientes. Deve-se ressaltar que nenhum material é totalmente imune a corrosão, pois ambientes capazes de corroer o aço inox ou qualquer outro material sempre existirão. Por isso, torna-se necessário uma especificação do aço e a identificação de aplicações para que seja possível se beneficiar das vantagens que nos são proporcionadas. Dessa forma, o aço inox mantém-se conservado e com seu aspecto higiênico, brilhante, bonito e com seu dorte apelo visual que remete a modernidade, leveza e prestígio.
Como o aço inox não necessita de qualquer outro tipo de pintura, revestimento ou proteção, ele torna-se capaz de se conservar por muitos anos, mantendo sua aparência original. Devida e essa característica, o aço inox vem sendo aplicado na construção civil a mais de 70 anos e mantendo praticamente a mesma forma de quando foi aplicado.
Como exemplos, temos podemos citar o edifício Chrysler Building em Nova York, edifício que foi construído em 1929 e ainda mantém o mesmo brilho, tendo sido lavado apenas duas vezes desde que foi construído de acordo com seus administradores, nos anos de 1941 e 1995.
O Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur na Malasia é outro projeto de destaque no cenário mundial, e conta na sua estrutura com 65.000 m² de aço inoxidável na fachada.
No Brasil, temos obras em aço inox que representaram muito para a arquitetura, e alguma são até cartões postais em suas cidades.